As crianças necessitam de proteção o tempo todo.
Entre 1 e 2 anos, elas são muito ativas e curiosas. Escalam, abrem portas e gavetas, retiram coisas do lugar, adoram brincar, sem consciência dos perigos a que estão sujeitas.
Entre 2 e 3 anos, elas são ágeis, rápidas, imprevisíveis, gostam de escalar, jogar bola, correr e, apesar de já entenderem algumas coisas, ainda não têm noção do perigo.
Seguem algumas dicas para a prevenção de quedas:
– Nunca deixe o bebê sozinho, principalmente na cama e no trocador. Um segundo de descuido é o suficiente para ele cair. Por isso, mantenha sempre uma das mãos na criança.
– Se a criança já consegue ficar em pé, pode cair por cima da grade do berço. Deve-se manter a altura adequada do estrado e do colchão do berço, para não permitir que a criança pule ou debruce sobre a grade.
– Crianças pequenas também não devem dormir na parte superior do beliche. Quando ela já tiver idade para dormir na cama, escolha um modelo com grade protetora de ambos os lados.
– Esqueça os andadores: por causa da gravidade das lesões relacionadas a esse tipo de equipamento, eles são contraindicados pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
– Use portões de segurança no topo e na base das escadas: se possível, bloqueie o acesso com grades as áreas de risco da casa. Também é interessante instalar grades ou redes de proteção nas janelas e sacadas.
– Equipamentos de segurança, como capacete e joelheiras, são fundamentais nas brincadeiras de bicicleta, skate ou patins.
Alguns cuidados extras:
– Use pratos e copos plásticos para as crianças;
– Guarde facas, tesouras e objetos pontiagudos e/ou cortantes;
– Identifique móveis com bordas pontiagudas ou cortantes e use protetores se necessário;
– Coloque adesivos de segurança coloridos em portas de vidro, para evitar que a criança bata a cabeça;
– Não deixe a chave do carro no contato;
– Mantenha ferramentas em armários altos e não deixe cadeiras ou bancos perto, para evitar que a criança tente alcançar.