A febre é uma forma de defesa do organismo contra agentes que causam infecções (como vírus, bactérias e fungos) e essa defesa se dá através do aumento da temperatura corporal.
A febre pode ser medida através do termômetro digital ou de vidro com mercúrio e deve ser colocado na axila, com o braço o pressionando por cerca de 4 minutos. Geralmente, o aumento de temperatura é considerado febre acima de 37,2 graus pela manhã e acima de 37,7 graus durante a noite, porém existem pessoas que possuem a temperatura normal em 37,7 graus, o que torna essa medição variável de indivíduo para indivíduo.
A febre pode ser tratada através de medicamentos que a diminuam, como paracetamol e ibuprofeno, sendo utilizados de maneira moderada e com auxílio médico. Além dessa forma de tratamento, pode se aliviar a febre através de métodos físicos, como banho, compressas frias e aumento na ingestão de líquidos.
Caso de febre persista por 3 dias ou se apresente acima de 40 graus deve-se procurar posto de saúde para evitar danos neurológicos.