Quase todas as mulheres sofrem alguma perda de cabelo no período do pós-parto. Isso acontece devido às alterações hormonais ocorridas durante a gestação. No entanto, o importante é manter a calma e ter a consciência de que antes do primeiro aniversário do bebê, o seu cabelo deve voltar ao ritmo de queda e de crescimento normais de antes.
Infelizmente não existe fórmula para acabar com a perda de cabelo pós-parto, mas algumas estratégias são possíveis para controlar essa queda. Uma das primeiras dicas e que faz grande diferença, não só na aparência dos cabelos como na saúde em geral (inclusive auxiliará na amamentação) é a alimentação adequada. O consumo de alimentos balanceados, nutritivos e ricos em vitaminas e minerais ajuda a manter a boa aparência dos cabelos tornando-os mais fortes e firmes.
Outra boa dica é evitar a lavagem diária dos cabelos, principalmente com o uso de água muito quente que aumenta ainda mais a queda. O uso de shampoos e cremes apropriados para a queda podem ser utilizados também, mas antes veja as recomendações caso esteja amamentando. Não utilize tinturas, alisadores e produtos químicos nesta fase, como o cabelo já está sensível qualquer produto pode aumentar ainda mais a perda de cabelo pós-parto.
Em um modo geral, o negócio é ter paciência e se ajustar a novos hábitos, inclusive de utilizar pentes de dentes mais largos que o normal e esperar normalizar. Normalmente a queda de cabelo para de ocorrer após 6 meses do parto, onde os níveis hormonais também se normalizam, enquanto isso abuse de sucos e vitaminas que ajudam a manter a saúde do cabelo equilibrada, como o suco de laranja e cenoura e vitamina de banana com castanha do pará que dão um up no visual.