Gestantes podem praticar atividades físicas?

Engana-se quem pensa que as dúvidas começam apenas após o parto. Ainda na gestação, muitas perguntas surgem na cabeça das futuras mamães, inclusive sobre atividades físicas. Assim como em outros casos, a prática de exercícios regulares durante a gravidez também é benéfica, sejam eles aeróbicos ou de fortalecimento muscular, mas sempre com acompanhamento médico para evitar contraindicações.

Nas gestações sem complicações, o exercício físico ajuda na manutenção do bem-estar e condicionamento físico, além de ter benefícios clínicos como o melhor controle do ganho de peso com redução nos riscos de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, depressão e dores osteomusculares. Outro benefício da prática regular de atividade física é o melhor controle de sintomas comuns na gravidez, como constipação, inchaço, dores nas costas, câimbras, dificuldade para dormir e falta de energia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de pelo menos 150 minutos de atividade física por semanaPara gestantes (sem complicações na gravidez) a recomendação não é diferente. Quem não pratica nenhuma atividade física pode iniciar o hábito realizando 3 dias de treinos semanais e as gestantes ativas devem fracionar os 150 minutos de atividades semanais em 4 a 5 sessões de treinos, evitando fazer sessões longas. O treino deve incluir atividades aeróbicas, resistivas (treinamento de força), exercícios posturais e alongamentos.

Artigo Anterior