Hospitais Erastinho e Menino Deus oficializam parceria de promoção da atenção integral em saúde para crianças e adolescentes

Hospitais Erastinho e Menino Deus oficializam parceria de promoção da atenção integral em saúde para crianças e adolescentes

Os hospitais Erastinho e Menino Deus assinaram, nesta terça-feira, um termo de parceria que proporcionará um atendimento integral a crianças e adolescentes das duas instituições. Na prática, pacientes do Menino Deus poderão contar com atendimento nas áreas de Hematologia e Oncologia do Erastinho, além de Centro Cirúrgico e UTI para cirurgias mais complexas, enquanto pacientes do hospital oncopediátrico contarão com as especialidades gerais em Pediatria, incluindo Neurologia e Pneumologia do Hospital Menino Deus.

De acordo com a direção do Hospital Erastinho, a expectativa é futuramente implantar um Programa de Diagnóstico Precoce envolvendo as duas instituições, já que os atendimentos gerais do Menino Deus podem dar grande suporte na promoção da detecção mais inicial do câncer. “É nos primeiros atendimentos, nas consultas de rotina, que precisamos de mais atenção para o diagnóstico precoce, e o Erastinho vai levar a expertise de um cancer center para esta parceria. Inclusive, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil – 23 de novembro, f oi escolhida esta data para oficialização da parceria”, pondera Mara Albonei Pianovski, diretora do Hospital Erastinho.

Mara Albonei destaca ainda que “a reconhecida expertise do corpo clínico dos dois hospitais, no âmbito de suas áreas de atuação, expressa na qualidade dos serviços que prestam, e na respeitabilidade que conquistaram junto aos usuários dos serviços, só vem a beneficiar ainda mais o atendimento da população infantojuvenil sul do país”.

Diretor executivo do Hospital Menino Deus, o médico Felipe Cezar Pereira Santos afirma que a qualidade dos atendimentos, que já era de excelência, será ainda maior. A parceria torna-se um marco na ampliação do atendimento pediátrico do estado.

Nós, do Hospital Menino Deus enxergamos com grande alegria e um enorme otimismo a parceria com o Hospital Erastinho. Duas instituições que têm como principal compromisso atender bem e com qualidade as crianças da nossa região. A ideia da parceria tem como objetivo somar forças e serviços para que se crie uma grande rede de atendimento pediátrico, que vai desde o serviço de atendimento primário eletivo, atendimento de baixa, média e alta complexidade, até mesmo rede de exames diagnósticos de alta tecnologia. A cidade e as crianças tendem a se beneficiar muito com essa parceria e isso que nos deixa mais satisfeitos.

entenda o autismo

Entenda o Espectro do Autismo (TEA)

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne três desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância: transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância e transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS).

As causas do TEA não são totalmente conhecidas, e a pesquisa científica sempre concentrou esforços no estudo da predisposição genética, analisando mutações espontâneas que podem ocorrer no desenvolvimento do feto e a herança genética passada de pais para filhos. No entanto, já há evidências de que as causas hereditárias explicariam apenas metade do risco de desenvolver TEA. Fatores ambientais que impactam o feto, como estresse, infecções, exposição a substâncias tóxicas, complicações durante a gravidez e desequilíbrios metabólicos teriam o mesmo peso na possibilidade de aparecimento do distúrbio.

É importante que os pais fiquem atentos e identifiquem se seu filho apresenta as características do autismo:

  • Não gosta de lavar ou cortar os cabelos
  • A luz o incomoda
  • Fica assustado quando escuta muitas pessoas falando
  • Gosta de comer sempre as mesmas comidas
  • Arranca os botões das roupas
  • Parece não sentir dor
  • Parece que não, mas gosta de carinho
  • Não controla bem as funções motoras
  • Gosta de andar nas pontas dos pés e por isso cai muito
  • Tem dificuldade para se concentrar
  • Ruídos e sons fortes incomodam
  • Seleciona comida, pessoas e objetos pelo cheiro
  • Seleciona o alimento
  • É muito apegado com os brinquedos
  • Tem dificuldade para se vestir só
  • Se senta com as pernas em w
  • Prefere estar com os pés descalços

Até o momento, não há remédios específicos para tratar o autismo, embora esta seja uma prioridade das pesquisas, com diferentes medicamentos em teste. O acompanhamento médico multidisciplinar, composto por pediatra, psiquiatra, neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo, é o tratamento mais recomendado para ajudar no desenvolvimento da criança autista. A conduta indicada vai depender da intensidade do distúrbio e da idade do portador e deve ser decidido junto aos pais.

Em linhas gerais, o tratamento associa diferentes terapias para testar e melhorar as habilidades sociais, comunicativas, adaptativas e organizacionais. A rotina de cuidados pode incluir exercícios de comunicação funcional e espontânea; jogos para incentivar a interação com o outro; aprendizado e manutenção de novas habilidades; e o apoio a atitudes positivas para contrapor problemas de comportamento. É muito popular a adoção das abordagens terapêuticas Análise Aplicada do Comportamento (conhecido como método ABA) e Terapia Cognitivo-Comportamental. Frequentemente, as terapias são combinadas com remédios para tratar sintomas associados, como insônia, hiperatividade, agressividade, falta de atenção, ansiedade, depressão e comportamentos repetitivos.

Um elemento essencial no tratamento é o treinamento com os pais. O contexto familiar é fundamental no aprendizado de habilidades sociais e o trabalho com os pais traz grandes benefícios no reforço de comportamentos adequados. Também é comum que os profissionais que tratam a criança indiquem acompanhamento psicológico para a família, devido ao desgaste emocional que o distúrbio pode provocar.

Fonte: https://autismoerealidade.org.br

 

Semana da Criança

Princesas, super-heróis e diferentes personagens do universo infantil invadiram os corredores e quartos do Hospital Menino Deus, em Curitiba, na semana da criança.

Médicos, funcionários e enfermeiros da instituição se fantasiaram para comemorar o dia das crianças. A diretora técnica do hospital, Valéria Caroline Santos, teve a ideia de levar leveza ao atendimento pediátrico e assim surgiu a semana da criança.

Saiba mais…